27.8 C
Fortaleza
quinta-feira, maio 30, 2024
HomeTecnologiaJuventude Digital 2 anos: maior política pública permanente de capacitação em tecnologia...

Juventude Digital 2 anos: maior política pública permanente de capacitação em tecnologia do Nordeste qualificou 25 mil

O Juventude Digital (JD), programa da Prefeitura de Fortaleza que capacita jovens para o mercado da tecnologia, completa dois anos nesta sexta-feira (13/10). A iniciativa criada por meio da lei nº 11.172/2021 ultrapassa 25 mil alunos e 45 mil pessoas alcançadas em ações e eventos, sendo a maior política pública permanente do Nordeste na área.

Organizado em quatro eixos (Mercado, Games, Ensino Fundamental e Hardware), o Juventude Digital surgiu com foco na qualificação de mão de obra para o mercado tech e na inclusão digital. Segundo pesquisa divulgada pelo Google, o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais do ramo até 2025.

Em dois anos de história, o JD promoveu 196 cursos, 66 oficinas e 75 eventos. Conforme dados do último ciclo formativo do projeto JD Trilhas, a cada 10 alunos, 9 recomendaram o programa. Além disso, o JD alcançou quase 70% de certificação em cursos à distância – índice considerado alto para a modalidade.

grupo de pessoas posa para a foto
De bolsista, Ingrid Lara (à direita) se tornou monitora do JD e hoje auxilia outros jovens
O Juventude Digital ainda encaminhou mais de 500 jovens para o mercado de trabalho. Entre eles, está Edilson Ceará, 21 anos, contratado recentemente como assistente de Business Intelligence (BI) na empresa Multiverso Educação, de Fortaleza.

Após participar de cursos e eventos do JD, Edilson recebeu sua primeira oportunidade profissional. Ele foi contemplado no programa de estagiários da Prefeitura “Jovens Talentos” para atuar na Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin). “Foi um grande laboratório para mim e isso agregou bastante. Sempre tive muito suporte das pessoas envolvidas no programa. Por isso, queria agradecer de coração ao JD por abrir portas para mim”, relata o jovem.

Outro exemplo de sucesso do Juventude Digital é Emanuela Paz, de 20 anos. No Festival do JD em 2022, a jovem esteve em contato direto com várias empresas, incluindo a Innovaro, onde estagia hoje. “No mundo da tecnologia, é muito difícil encontrar um norte, pessoas que te guiem e te mostrem uma trilha de desenvolvimento baseada nas necessidades reais das empresas. Saber que a Prefeitura tem investido nisso por meio da equipe do JD é muito incentivador”, destaca.

Para Ianna Brandão, coordenadora do Juventude Digital, o programa alcança seu propósito ao gerar emprego e renda para os jovens da capital. “Nossa maior realização nesses dois anos é ver jovens ganhando espaço no mercado da tecnologia por meio do JD. Essa política pública tem sido uma ponte para quem antes não via a possibilidade de qualificação e inserção numa área que tem demanda crescente por profissionais preparados”, avalia.

De jovem para jovem

Uma das principais premissas do Juventude Digital é o protagonismo do jovem em todos os âmbitos. O projeto de bolsas JD na Prática, que iniciou as atividades de sua 2ª edição neste mês, é um exemplo disso. No total, cerca de 60 jovens foram beneficiados com bolsas de até R$ 400 por meio da iniciativa para desenvolver projetos com o auxílio do time do JD.

Ingrid Lara, 18 anos, conheceu o JD pelas redes sociais e participou de várias oficinas até ser selecionada na primeira edição do projeto. Segundo ela, o JD na Prática mudou sua perspectiva profissional, ensinando a trabalhar melhor em grupo e a sistematizar metodologias de tarefas.

Ao final da bolsa, Ingrid foi contratada como monitora do JD e, assim como outros três monitores, colabora ativamente hoje no acompanhamento das atividades pedagógicas do Juventude Digital e na construção do programa. “É muito gratificante saber que eu estou ajudando outras pessoas a conseguirem crescer profissionalmente com o JD, motivando elas a não desistirem e a estudarem mais. É incrível, eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe”, conta.

Programação

Como parte da programação de aniversário, o Juventude Digital realiza uma série de atividades formativas e de engajamento ao longo deste mês, incluindo uma edição especial do JD Trilhas, que abriu 240 vagas em cursos gratuitos de tecnologia com inscrições até a próxima terça-feira (17/10).

- Advertisment -

MAIS LIDOS