26.1 C
Fortaleza
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeTecnologiaAplicativo do governo federal passa a permitir assinatura digital por meio de...

Aplicativo do governo federal passa a permitir assinatura digital por meio de smartphones

O Ministério da Economia informou nesta segunda-feira (25) que documentos públicos já podem ser assinados digitalmente de forma gratuita por meio de smartphones com o uso do aplicativo Gov.br. Até então, esse serviço estava disponível apenas pelo computador.

De acordo com o ministério, entre os documentos que poderão ser assinados digitalmente pelos smartphones estão os relacionados com a abertura de empresas e de “startups” (companhias inovadoras com baixo custo), além de transferência de veículos e comprovação de real infrator de multas de trânsito.

“Esses são alguns dos melhores exemplos. Na prática qualquer documento que precisar de uma assinatura equivalente ao documento autenticado pode ser assinado eletronicamente no Gov.br”, acrescentou o governo.

A assinatura digital pelo aplicativo terá validade legal. Para isso, além de baixar o app no celular, é preciso ter a conta Prata ou Ouro no Gov.br.

De acordo com o governo, atualmente há nove instituições financeiras integradas ao Gov.br: Banco do Brasil, Caixa, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú e Agibank.

- Advertisment -

MAIS LIDOS