26.1 C
Fortaleza
quarta-feira, maio 29, 2024
HomePoliticaMinistro do TSE suspende 11 postagens de bolsonaristas que ligaram Lula a...

Ministro do TSE suspende 11 postagens de bolsonaristas que ligaram Lula a Daniel Ortega

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou nesta quarta-feira que plataformas digitais suspendam 11 postagens de políticos e apoiadores bolsonaristas que apontam o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como aliado político do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega.

Entre as publicações que serão apagadas estão as feitas pelos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP) e o ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida. A suspensão vale até que o TSE julgue em definitivo a ação.

O ministro do TSE atendeu a um pedido da campanha de Lula. Os advogados do petista alegam que a campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores “têm tentado incutir na mente do eleitor” que o petista seria supostamente favorável a uma ditadura na Nicarágua e apoiador de todas as “atrocidades” lá cometidas.

Para Sanseverino, as postagens transmitem informação falsa. “Em análise superficial, típica dos provimentos cautelares (provisórios), observo que as publicações impugnadas transmitem, de fato, informação evidentemente inverídica e prejudicial à honra e à imagem de candidato ao cargo de presidente da República nas eleições 2022”, escreveu.

Segundo o ministro, “as publicações transmitem de forma intencional e maliciosa mensagem de que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva é aliado político do ditador da Nicarágua Daniel Ortega e, por consequência, apoia e consente com os ilícitos por ele praticados, como a perseguição de cristãos e a tortura”.

- Advertisment -

MAIS LIDOS