26.1 C
Fortaleza
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeNoticiasNutrição e saúde mental: alimentos que cuidam do seu corpo e da...

Nutrição e saúde mental: alimentos que cuidam do seu corpo e da sua mente

A preocupação com a saúde mental tem sido uma pauta muito discutida em diversos lugares. São inúmeros fatores que podem prejudicar ou auxiliar a saúde psicológica das pessoas e a Nutricionista Allana Ferreira do Valle, de Cascavel/PR, explica sobre alguns alimentos que contribuem para uma saúde mental cada vez melhor.

Se você se interessa por alimentação saudável, sobre como cuidar da mente e do seu bem-estar, não deixe de acompanhar este artigo e aprender mais sobre como levar uma vida com mais saúde e tranquilidade.

Alimentação, corpo e mente: um time de sucesso

A alimentação contribui muito para um funcionamento correto do organismo. Aquilo que é consumido faz toda diferença para a melhora ou a piora de um quadro de saúde.

A nutricionista Allana Ferreira afirma que não é apenas o corpo físico que é influenciado pela alimentação. Muitos podem pensar que frutas, legumes e verduras fazem bem apenas para a pele, os pulmões, o coração, entre outros. No entanto, estudos têm comprovado o quanto uma alimentação cuidadosa e nutritiva influencia – e muito – o bem estar psicológico das pessoas.

Quantas vezes não nos sentimos cansados, desanimados ou ansiosos? Doenças como a depressão têm se tornado cada vez mais comuns por conta de inúmeros fatores, principalmente entre os jovens, e a melhoria da qualidade de vida para o tratamento e a prevenção consiste também numa dieta rica e saudável.

Quais são os alimentos que auxiliam a mente saudável

A nutricionista Allana Ferreira do Valle aponta que os alimentos que podem contribuir para a mente saudável e boa disposição ao longo da semana são:

• Peixes, nozes e sementes, por exemplo, são ricos em Ômega-3, que possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a regular o humor e a cognição.

• Carnes, grãos integrais e vegetais verdes contém vitaminas do complexo B, que têm papel importante na regulação do humor e do sistema nervoso central.

• Sementes, castanhas e leguminosas possuem magnésio, que ajuda a relaxar o sistema nervoso, aliviando sintomas de ansiedade.

• Alimentos como ovos, leite, carne e nozes possuem triptofano, precursor da serotonina, neurotransmissor que regula o humor e o sono.

Uma alimentação equilibrada, quando unida ao hábito regular de atividades físicas, boa hidratação, sono regulado e outras atividades de autocuidado, torna-se uma arma poderosa contra doenças que podem afetar o psicológico das pessoas, explica a nutricionista Allana Ferreira. Se você gostou deste artigo e destas dicas, não deixe de procurar praticá-las e, assim, melhorar seus hábitos de vida.

- Advertisment -

MAIS LIDOS