26.1 C
Fortaleza
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeNoticiasEscola participa de ação em alusão ao meio ambiente e coleta mais...

Escola participa de ação em alusão ao meio ambiente e coleta mais de 100 quilos de entulhos em cidade no interior do Acre

A escola do ensino público Carlos Alberto Pereira do Nascimento, que fica no bairro Democracia, em Senador Guiomard, foi premiada nesta quinta-feira (9) após ter coletado mais de 100 quilos de material reciclável em um desafio proposto pela prefeitura da cidade.

No dia 26 de maio, foi lançado pela gestão um desafio em que as escolas participaram coletando garrafas pet, papelão e outros materiais recicláveis. O objetivo era justamente trabalhar a conscientização ambiental nos alunos.

E deu certo! Somente essa escola conseguiu retirar mais de 116 quilos de material que pode ter alguma outra destinação. O trabalho foi uma parceria da secretaria de Meio Ambiente, Educação e um coletivo que trabalha com material reciclável na cidade.

A diretora da escola, Maria Inês, destacou a importância da iniciativa, que, segundo ela, envolveu não só os 187 alunos, mas também os pais, que também fizeram parte das ações.

“Um projeto muito significativo, porque a escola não poderia ficar de fora e por fazermos parte de uma clientela já afastada da cidade, vejo mais com importância ainda de estarmos conscientizando os alunos e pais. Tenho certeza que nossa escola não vai ser mais a mesma depois dessa mobilização, porque os pais foram envolvidos, colaboraram, então assim a gente vai continuar e vai cobrar do poder público esse apoio”, destacou.

Distribuição de mudas
A entrega do prêmio, que foi um kit escolar e um passeio ao Parque Chico Mendes, foi entregue durante a entrega de mudas de árvores que ocorreu na praça central do município. A distribuição de mudas de frutíferas também faz parte da programação do meio ambiente da cidade.

“A gente teve a preocupação, em primeiro lugar, de arrecadar materiais recicláveis, porque é na educação que a gente transforma e modifica o cidadão. Então, educamos e mostramos como se deve preservar o meio ambiente, porque meio ambiente preservado é mais saúde, mais qualidade de vida e a cidade fica mais limpa, dá outro aspecto”, pontuou Maria Prado, secretária municipal de meio ambiente.

Foram entregues mudas de caju, duas variedades de açaí e ipê.

Já com relação à parceria com a educação, o secretário da pasta, Zezinho Martins, diz que foi uma atividade importante, que, além de despertar a consciência ambiental, também impactou o meio ambiente.

“Na verdade foi um convite aos gestores da escola para conscientizar seus alunos para coletar esse lixo e conseguir incorporar um pouco mais essa questão de educação ambiental dentro do ensino da rede municipal. Os gestores abraçaram a causa e conseguiram mobilizar e, como a gente pode ver, teve uma grande arrecadação desse material em parceria com a secretaria de meio ambiente. A adesão me surpreendeu, a gente viu que realmente a comunidade local vestiu a camisa”, finalizou.

- Advertisment -

MAIS LIDOS