Os esportes radicais ganham cada vez mais destaque e espaço ao redor do Brasil. Eloizo Gomes Afonso Durães comenta que tem sido comum muitos amigos se reunirem para viajar e praticar algum esporte mais radical, como: rafting, skate, salto de paraquedas e bungee jump. Por esse motivo, alguns destinos vêm ganhando ainda mais destaque no cenário do turismo nacional. Então se você é do tipo que tem o estilo mais radical e aventureiro, acompanhe a leitura para saber quais os melhores lugares para apreciar esportes radicais no Brasil.
- Foz do Iguaçu, no Paraná
Cenário de uma das paisagens mais lindas do mundo, Foz do Iguaçu também é um lugar ideal para aventuras. Conhecido como um dos destinos mais radicais do Brasil, principalmente para aqueles que querem praticar rafting, que é basicamente uma descida pelas corredeiras com o uso de botes infláveis e equipamentos de segurança.
- Bonito, no Mato Grosso do Sul
Bonito, no Mato Grosso do Sul, não é bonito apenas no nome. É uma ótima opção de turismo nacional para aqueles que curtem aventuras e alturas. Segundo Eloizo Gomes Afonso Durães, o município conta com uma atração imperdível que é o Abismo de Anhumas, ponto turístico mais famoso de toda a região. Trata-se de uma caverna que abriga um lago submerso. No entanto, não pense que será fácil chegar até ela, afinal de contas estamos lidando com destinos radicais. Para acessar a caverna, é necessário fazer um rapel de 72 metros de altura, o que com certeza vale a pena.
- Fernando de Noronha, no Pernambuco
O arquipélago brasileiro considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, conta com belíssimas praias e passeios que vão desde trilhas a mergulhos, explica Eloizo Gomes Afonso Durães. Umas das primeiras opções de passeio é a trilha ecológica para chegar até a Baía de Sancho. Também é possível mergulhar em águas límpidas, belíssimas e com temperatura agradável.
- Brotas, em São Paulo
A cidade de Brotas é conhecida como a capital do turismo de aventura no Brasil. São muitos esportes para serem praticados por lá e com certeza vão agradar os turistas mais radicais, desde os mais receosos até os mais destemidos. De acordo com Eloizo Gomes Afonso Durães no município é possível praticar rapel, canionismo, arvorismo etc. Porém o grande destaque é o rafting no rio Jacaré-Pepira onde é possível encontrar quedas d’água de até 3 metros de altura.
- Jericoacoara, no Ceará
Esse destino é para aqueles que amam praia e gostam de esportes aquáticos.O paraíso localizado no Ceará, é um lugar de ventos fortes que são capazes de chegar até 40 nós. Por isso a região é conhecida e apreciada por aqueles que desejam praticar e fazer diversas manobras no windsurf ou kitesurf.
- Chapada Diamantina, na Bahia
Por último, Eloizo Gomes Afonso Durães, comenta que na Gruta do Lapão, na Chapada Diamantina é possível se arriscar em esportes radicais. Na região é realizada uma prática chamada de cave jump, que é basicamente um salto em caverna. Mas caso não seja assim tão radical, uma alternativa mais tranquila são as trilhas e os passeios a cavalo. Lembre-se que a segurança vem em primeiro lugar, por isso opte por fazer esses passeios sempre acompanhado por guias e responsáveis. Muito cuidado e aproveite ao máximo esses destinos.