26.1 C
Fortaleza
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeNoticiasSaiba as principais funções de um advogado tributarista 

Saiba as principais funções de um advogado tributarista 

Você conhece a profissão de advogado tributarista? Sabe quais são as principais funções desse profissional? Para o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, essa é uma carreira jurídica de grande importância. Isso porque, os especialistas dessa área serão responsáveis por tratar de todas as questões tributárias, sejam elas de pessoas físicas ou jurídicas. Quer saber mais? Então, continue a leitura deste artigo! 

Funções de um advogado tributarista 

Ao se formar em Direito, uma pessoa pode escolher atuar em diferentes áreas, não é mesmo? Além da esfera penal, criminal, civil ou administrativa, uma das opções possíveis é a tributarista. Ao se especializar nesse ramo, o advogado terá que lidar com questões relacionadas a taxas, impostos e tributos. Mas quais são as principais funções deste especialista? Descubra a seguir. 

Consultorias e orientações 

Uma das primeiras funções que pode ser realizada por um advogado tributarista é a de prestar orientação ou consultoria para instituições. Ao efetuar essa atividade, será do seu encargo avaliar toda parte tributária dessa organização, identificando as falhas e até mesmo, os riscos. O PhD em psicanálise Amauri Jacintho Baragatti entende que é fundamental que empresas contem com esse tipo de serviço. 

Planejamento

Outra função efetuada por um advogado tributarista e muito procurada entre o público é o planejamento tributário. Nesta ação, esse profissional irá organizar todas as questões tributárias do seu cliente, buscando soluções — que estejam de acordo com a lei — para redução de impostos e outras taxas. Para desempenhar essa atividade, será preciso avaliar as atividades desenvolvidas pela empresa, além das legislações impostas. 

Ações judiciais 

Quando se trata desta profissão, outra função comumente realizada é a de lidar com problemas e ações judiciais. Principalmente as organizações que possuem casos na Receita Federal, contar com o auxílio desses profissionais para representar a causa e, buscar soluções para resolvê-la será fundamental. Para o Presidente da Câmara de Comércio El Salvador, em São Paulo, Amauri Jacintho Baragatti, os conhecimentos desses advogados são essenciais nessas situações e em várias outras situações.

Possibilidades para um advogado tributarista 

Agora que você descobriu algumas das principais funções de um advogado tributarista, saiba que existem diversas possibilidades para quem decide seguir por esta área. Isso porque, além de poder trabalhar em escritórios ou de forma autônoma, é possível que essa pessoa seja contratada por instituições privadas, lidando com a parte tributarista. Interessante, não? 

Formação de um advogado tributarista 

Por fim, vale ressaltar que para se tornar um advogado tributarista é necessário realizar a graduação em Direito, se especializando nesta área. Além disso, é importante participar de outras atividades que contribuam para sua formação. O Cônsul Geral Honorário da República de El Salvador em São Paulo, Amauri Jacintho Baragatti,  vislumbra que essas outras ações podem ser grande ajuda para o repertório desse profissional.

- Advertisment -

MAIS LIDOS