26.1 C
Fortaleza
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeNoticiasMaceió tem a melhor Atenção Primária do Nordeste e segunda do Brasil

Maceió tem a melhor Atenção Primária do Nordeste e segunda do Brasil

No ano de 2023, a Saúde de Maceió alcançou diversos avanços. Um deles foi o reconhecimento pelo trabalho desempenhado pela Atenção Primária da capital com o Previne Brasil, que mede a qualidade da Atenção Primária em todo o Brasil. No segundo quadrimestre de 2023, Maceió obteve a nota final de 8.35, superando 7.82 do primeiro quadrimestre deste ano.

Uma das iniciativas que ajudaram Maceió nessa conquista foi a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com a inserção de instrumentos tecnológicos e a criação de um painel de monitoramento que estimulou a observação atenta dos componentes do financiamento da Atenção Primária, por parte das equipes de saúde.

De acordo com o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, o resultado só é possível graças ao empenho dos profissionais de saúde e da gestão JHC, para alcançar melhores indicadores de saúde, o que reflete na melhor assistência à população.

“O resultado deste ano também superou o de 2022, quando a capital alagoana, alcançou 6.77 no primeiro quadrimestre, 7.52 no segundo e 7.57 no terceiro. Os dados são do Ministério da Saúde, que mede os indicadores dos municípios brasileiros. O aumento desses números ocorre graças ao emprenho de todos, tanto gestão quanto servidores”, explica.

Indicadores de Destaque

Entre os indicadores que tiveram destaque nesse resultado final de 2023 estão o aumento do atendimento odontológico em gestantes, crescimento das coberturas vacinais, aumento do acompanhamento de pacientes hipertensos nas Unidades de Saúde, evitando que eles evoluam para quadros mais graves, ampliação da realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites e aumento da realização de citologias e coleta de hemoglobina glicada, que permite o monitoramento da glicose em pacientes diabéticos.

- Advertisment -

MAIS LIDOS